Notícias PMPE

Notícia publicada em 29/10/2014 | 12:35

SOLENIDADE MILITAR MARCA O 17º ANIVERSÁRIO DA CIOSAC

foto-noticia

180 homens da Ciosac participaram da solenidade

 Na manhã desta quarta-feira (29), a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga – CIOSAC comemorou seus 17 anos de atividade operacional em solenidade militar na sede da unidade, localizada no município de Custódia, Sertão de Pernambuco.

O evento homenageou as pessoas que fazem parte da história da companhia, em reconhecimento aos seus trabalhos em prol da segurança pública. Seguindo a programação, o comandante da CIOSAC, major Jamersom de Oliveira Lira, entregou uma placa ao coronel Antônio Menezes da Cruz, por haver idealizado a criação dos pelotões de caçadores, quando foi comandante geral da PMPE, em 1997. Assim como, ao coronel Vanildo Neves Maranhão Neto em reconhecimento, por haver formado as turmas iniciais do curso intensivo de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga que capacitou os militares que fundaram a CIOSAC.

 

Logo em seguida, houve o descerramento da placa em alusão aos pioneiros da unidade e, entrega das medalhas de tempo de serviço Policial Militar, concedidas pelo Governo do Estado de Pernambuco, atendendo a proposta do comandante geral da PMPE, coronel Carlos Pereira, conforme a legislação em vigor, por contarem mais de 30, 20 e 10 anos de efetivo serviço. Ao final, a tropa da CIOSAC prestou continência à bandeira nacional e pronunciou a oração do Guerreiro da Caatinga.   

 

Várias autoridades militares e civis prestigiaram a solenidade, entre elas estavam: o secretário de obras e urbanismo de Custódia, João Brito Rodrigues e representando o prefeito de Custódia, o secretário de Administração, Cristiano Dantas. Também esteve presente o juiz da comarca da cidade de Betânia, Gustavo Valença e o promotor de justiça Fabiano Beltrão.

HISTÓRIA CIOSAC

A companhia, especializada em ações de comandos na caatinga, começou a operar no sertão pernambucano em 23 de outubro de 1997. Logo em seguida ganhou o caráter de uma unidade operacional especializada da Polícia Militar de Pernambuco, quando, também passou a ter prédio próprio, instalando-se no município de Custódia, facilitando seu emprego nas áreas de atuação no estado de Pernambuco.

 

Hoje a CIOSAC atua com nove equipes, cobrindo todo interior pernambucano, sendo duas equipes no agreste e sete no sertão, contando com um efetivo de 215 policiais dentre oficiais e praças.

 Veja nossa galeria

Fonte: Fonte: Divulgação