Notícias PMPE

Notícia publicada em 27/05/2015 | 16:58

ASSÉDIO MORAL É TEMA DE PALESTRA NA PMPE

foto-noticia

PALESTRA visou repassar informações sobre o tema em pauta

 

Com o tema assédio moral nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, nesta quarta-feira (27) foi ministrada palestra pela servidora Karla Júlia Marcelino da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, aos chefes das seções de operações ou equivalentes. Pela manhã, o evento foi no auditório do Memorial de Medicina e à tarde no auditório do Estado Maior Geral (EMG), ambos no Derby.

O encontro visou repassar informações sobre os recentes estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam o assédio moral se tornar um dos principais do problema do mundo globalizado. Segundo entendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, o assédio moral pode gerar diversos fatores como queda da produtividade, imagem negativa da Organização, alteração na qualidade do serviço/produto e baixo índice de criatividade, bem como doenças profissionais, acidentes de trabalho e danos aos equipamentos; troca constante de empregados.

 

No Estado de Pernambuco, apesar de existir a Lei n° 13.314/2007, que disciplina com clareza esta temática e os procedimentos a serem adotados na Administração Pública Estadual direta e indireta, o número de denúncias registrado na Ouvidorias do Estado de Pernambuco reflete a urgente necessidade da disseminação desta questão de formar preventiva, sobretudo agora, com as recentes mudanças de pessoal nos órgãos e entidades estaduais. 

Fonte: FOTO: Cabo Elton Camilo/5ª EMG-PMPE