Notícias PMPE

Notícia publicada em 11/02/2017 | 08:02

CAPITÃO ZUZINHA RECEBE HOMENAGEM NO PAÇO DO FREVO

foto-noticia

BANDA prestou homenagens ao Capitão Zuzinha

 

Tarde de sexta-feira (10.2), Paço do Frevo no Recife Antigo, cenário vivo e sugestivo para prestigiar a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, que prestou uma homenagem aos 128 anos de vida, se estivesse vivo, do capitão José Loureço da Silva, mas conhecido por Capitão Zuzinha. O regente, que comandou o Corpo Musical da Corporação nas décadas de 30 e 40, colaborou para transformar o frevo na maior expressão cultural do Estado.

A apresentação musical, sob a regência do capitão Dilion da Silva e a participação de 30 músicos da banda, contou com a participação de um público de várias idades. O evento contou com a presença do diretor da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE– DASDH, coronel Jonas Félix Barbosa; bem como do coordenador geral do Paço do frevo, Eduardo Sarmento.

O regente da banda, capitão Dilion da Silva, falou sobre a homenagem. “Capitão Zuzinha representa um marco na história do frevo pernambucano pela sua marcante contribuição. A homenagem é mais que justa”, enfatizou

HISTÓRIA - Capitão Zuzinha, que nasceu em 1889, no município de Catende, ainda criança seguiu com os pais para a cidade de Goiana. Em 1916, mudou-se para o Recife, onde ingressou na Polícia Militar de Pernambuco, exercendo a atividade de mestre de banda da Corporação.

Autor de composições, entre elas Divisor de Águas, Capitão Zuzinha tornou-se um ícone de composições populares, colaborando para transformar o frevo na maior expressão cultural de Pernambuco.

 

 

Fonte: FOTO: Cabo Elton Camilo/5ª EMG/PMPE