Notícias PMPE

Notícia publicada em 17/02/2018 | 11:15

PEDAGOGIA HOSPITALAR NO CENTRO MÉDICO DA PMPE

foto-noticia

PEDAGOGIA Hospitalar usada como metodologia de tratamento

 

Na década de 50 chega ao Brasil uma metodologia que visa romper o ambiente de medo existente em um hospital. Surge a Pedagogia hospitalar, um setor que trabalha a humanização hospitalar. Na Polícia Militar de Pernambuco não podia ser diferente, em 2009 foi implantado esse serviço de relevante importância para a recuperação dos pacientes.

Respeitando um cronograma é através desse projeto que acontecem eventos periódicos no Centro Médico Hospitalar (CMH), seja no carnaval, são joão e natal, sobretudo, em outras datas comemorativas como Dia do Dentista, da Nutrição, dos Enfermeiros do Riso e do Médico.

O serviço de Pedagogia Hospitalar também está inserido no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Baseado no artigo 41/95 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante toda criança ter direito a educação mesmo estando internada, a equipe desenvolve e dá continuidade ao processo de ensino e aprendizagem aplicado na sala de aula.

NATAL é período de confraternização e mensagem de otimismo no Hospital da PM

Por isso, muitas vezes pela impossibilidade do aluno ir à escola depois de sete dias de internação, um profissional capacitado e integrante da equipe da Pedagogia Hospitalar obtém o material escolar e aplica as provas, seja no hospital ou residência do aluno. Em seguida, o material é entregue ao professor na escola de origem do aluno (paciente).

PEDAGOGO orienta crianças com técnicas e didáticas específicas  

O setor de Pedagogia Hospitalar ainda realiza no CMH o serviço de assistência às crianças com Necessidades Especiais. Ajuda no diagnóstico, intervenções e tratamento de crianças com prognóstico de transtorno de espectro autista, down, discalculia, disgrafia, dislexia e crianças com problemas comportamentais.

TÉCNICA no tatame é usada para melhorar reflexo da criança

Ainda tem o atendimento do serviço de psicomotricidade, que é realizado no setor de Pedagogia Hospitalar e também no tatame da PMPE, este último em funcionamento do Quartel do Comando Geral do Derby.

A Serviço ainda participa do Governo Presente em ações das comunidades juntamente com outros profissionais da área de saúde do CMH, levando educação informal e colaborando para a formação de uma melhor qualidade de vida das comunidades.

O coordenador da Pedagogia Hospitalar na PMPE, o sargento Rinaldo Almeida, com formação em Pedagogia Hospitalar e Neuropsicopedagogia, destaca o trabalho desenvolvido no CMH. “O trabalho acontece graças ao apoio dos oficiais da Diretoria de Saúde, do CMH, Colégio da PMPE, bem como coronel Franklin Barbosa que cedeu o espaço do tatame do QCG, onde realizamos tratamento de crianças utilizando a prática da psicomotricidade, bem como toda equipe da psicologia, fonoaudiologia, o neurologista Alexandre, capitã Lúcia Helena e ao tenente Roberto Carlos”, pontuou agradecendo o apoio de todos envolvidos direta e indiretamente.

Fonte: FOTO: Divulgação.