Notícia publicada em 12/06/2018 | 16:01

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 208 NOVAS MOTOS À POLÍCIA MILITAR

GOVERNADOR entregou motos para reforço operacional

Veículos reforçam o trabalho de combate à criminalidade das unidades especializadas BIEsp, BPTran e BPRv

O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta terça-feira (12/06), 208 novas motocicletas para reforçar o trabalho de policiamento ostensivo e prevenção da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A solenidade foi realizada no Quartel do Derby e contou ainda com a presença do secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e do subcomandante da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti.

Esses veículos fazem parte de um conjunto de 700 motos que foram adquiridas pelo Governo do Estado, com o intuito de reforçar a estrutura operacional da PMPE no combate à criminalidade. No final do mês de abril, outras 165 motos já haviam sido entregues a diversos Batalhões da Região Metropolitana do Recife. A expectativa é que, já no mês de julho, as demais motocicletas sejam entregues aos policiais pernambucanos. No total, o investimento para aquisição dos novos veículos é de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES.

Dos 208 veículos entregues nesta terça, 150 são da marca Honda XRE 300 cilindradas e serão destinadas para unidades operacionais do Agreste e Sertão do Estado. As demais 58 são da marca BMW 700 cilindradas, e serão encaminhadas para unidades especializadas como o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp).

“Essa motocicletas, que serão fundamentais para qualificar o trabalho de policiamento ostensivo da Polícia Militar de Pernambuco, fazem parte de um dos maiores planos de investimento em segurança pública da história de Pernambuco. Ele engloba, além da compra de equipamentos, a construção de novos Batalhões e a descentralização de importantes serviços para a população pernambucana, como as Delegacias de Combate ao Narcotráfico e unidades da Polícia Científica, assim como o reforço das nossas operativas com novos profissionais. Nesta semana, por exemplo, já estão abertas as inscrições do concurso para novos praças e oficiais da PMPE e do Corpo de Bombeiros”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

PLANO DE SEGURANÇA – Anunciadas pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco incluem ações efetivas com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação de novos profissionais. O projeto incluía, ainda, a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); a renovação e ampliação da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos; a criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) nos municípios de Araripina e Tamandaré, que atuam no policiamento ostensivo dos municípios. Todas essas medidas já foram implantadas.

Ainda este ano, está prevista a inauguração do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Petrolina, do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) de Itapissuma e da Companhia Independente da PM (CIPM) de Lajedo.

FONTE: SDS

Fonte: FOTO: CB Leandro Brayner/5ª EMG-PMPE.