Notícia publicada em 14/01/2020 | 18:03

PM E BOMBEIROS FORMAM ASPIRANTES A OFICIAL

EVENTO foi realizado em frente ao Quartel do Comando Geral

Aconteceu na tarde de ontem (10) uma solenidade #militar de declaração de aspirante-a-oficial e entrega solene da espada aos 69 concluintes do Curso de Formação de oficiais, sendo 52 da Polícia Militar e 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.

A cerimônia foi realizada em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG) e reuniu autoridades, familiares, além dos novos aspirantes. O governador do Estado, Paulo Câmara, prestigiou a formatura dos novos profissionais de segurança pública que foram apresentados à sociedade. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Eriberto Medeiros, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, o comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Vanildo Maranhão e Rogério Coutinho, respectivamente.

Durante a solenidade, os aspirantes a oficias recém formados fizeram juramento, desfilaram em continência à bandeira e receberam a espada, símbolo padrão do oficialato, de seus respectivos padrinhos e madrinhas. O primeiro colocado do curso para oficial da PMPE e o primeiro do CBMPE foram promovidos ao posto de segundo tenente e receberam a espada das mãos do governador, que em seu discurso falou da expectativa do Estado em formar novos profissionais na área de segurança, que irão compor o quadro dos batalhões da Região Metropolitana do Recife “Com o reforço dos novos aspirantes nós vamos ter policiais oficiais prontos, determinados, que vão nos ajudar a enfrentar e diminuir a violência cada vez mais", concluiu Câmara.

Histórico - O CFO PM/BPM foi realizado no período de 26 de dezembro de 2018 a 19 de dezembro de 2019. A "Turma 45 anos da APMP", como foi intitulada, foi suspervisionada pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides), coordenada pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE (DEIP) e a execução foi realizada pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP). A formação do CFO PM/2019 foi composta por 51 disciplinas, com carga horária total de 1886 horas-aulas, sendo ministradas matérias como Fundamentos de Polícia Comunitária; Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial e Tiro Defensivo na Preservação da Vida. Já a formação CFO BM/2019 foi composta por 57 componentes curriculares, com carga horária de 1.890 horas-aulas, sendo ministradas disciplinas como: Salvamento Terrestre, Combate à Incêndio, Gerenciamento de Desastres e Legislação Aplicada à Atividade de Bombeiro Militar.

Fonte: FOTO: Fotos: SD PM Ricardo Penha | ASCOM-PMPE.